Slide # 1

VALDEMIR CINTRA LEVA O PROJETO POESIA NAS ESCOLAS A SÃO BENTO DO UNA

O Projeto Poesia nas Escolas, terá sua edição, no Colégio de Referência José do Patrocínio Mota, na cidade de São Bento do Una, nesta sexta feira, dia 18 de maio... Mais informações »

Slide # 2

ESTUPRADOR DE BELO JARDIM É IDENTIFICADO E CONSIDERADO FORAGIDO PELA POLÍCIA

A Polícia Civil de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, divulgou a identidade do suspeito de estuprar duas jovens dentro do banheiro de um bar no município... Mais informações »

Slide # 3

EX-DIRETOR DE OBRAS ENVIA TEXTO CITANDO E COBRANDO RESPOSTAS DE HÉLIO DOS TERRENOS SOBRE AS OBRAS PARADAS EM BELO JARDIM

O ex-diretor de Obras da prefeitura de Belo Jardim, Ubirajara Carvalho (Bira), enviou para o blog, uma carta dirigida ao prefeito, Hélio dos Terrenos, onde cita... Mais informações »

Slide # 4

MUNICÍPIO DE BELO JARDIM PAGARÁ MULTA QUASE MILIONÁRIA EM RAZÃO DA INCOMPETÊNCIA DO PREFEITO HÉLIO DOS TERRENOS

Belo Jardim está desgovernado. A prefeitura de Belo Jardim deixará de investir até meio milhão de reais do dinheiro de nossos impostos, que seriam destinados...... Mais informações »

Slide # 5

JOÃO MENDONÇA FALA SOBRE O BOATO DE QUE ELE IRIA SE UNIR A HÉLIO DOS TERRENOS, LEIA

Diante dos últimos acontecimentos com o rompimento da aliança Cintra Galvão/Hélio dos Terrenos, e as demissões dos indicados pelo grupo Galvão... Mais informações »

sábado, 13 de dezembro de 2014


Na noite te ontem (12), teve início o Festival Jardim Cultural. Na abertura da 14ª edição do evento, se apresentaram, Gabriel Diniz, Vicente Nery, Forró Pegada Top e a dupla sertaneja Fábio & Nando.

Com lotação total no Pátio da Feira e Eventos Nivaldo Jatobá, belo-jardinenses e turistas fizeram a festa "pegar fogo".

Hoje o festival continua, com as atrações: Tom Oliveira, Amigos Sertanejos, Banda Vumbora e Psirico.

Confira as fotos:



Este ano, o Facebook adquiriu o WhatsApp por US$ 22 bilhões, e prometeu mantê-lo independente. Mesmo assim, alguns usuários migraram para concorrentes como Viber e Telegram, receosos de que a rede social iria estragar seu app de mensagens favorito.

Na verdade, alguns boatos recentes dizem que o Facebook estaria fazendo uma integração com o WhatsApp, sugerindo contatos do app para adicionar na rede social. Isso não é verdade: o Facebook não acessa seus contatos do WhatsApp… ele faz algo pior.

Se você autorizou o Facebook ou o Messenger a acessar sua agenda no celular – o que provavelmente aconteceu – a rede social poderá ver seus contatos do WhatsApp, Viber, Telegram e de outros serviços de mensagens que usem seu número de celular.

Por que isso acontece?

Para facilitar a sua vida, alguns serviços de mensagem não exigem que você crie um nome de usuário: não há senha, e seu login é seu número de celular. Por isso, todos os seus contatos do WhatsApp, Telegram, Viber e outros ficam guardados na sua agenda.

Mas se você deixar, o Facebook pode ver essa agenda. A rede social vai então procurar os perfis com os números de celular correspondentes, e sugeri-los para você os adicionar como amigos.

Você provavelmente liberou o acesso à sua agenda. Esta é uma opção que aparece quando você roda o Messenger pela primeira vez no smartphone, e a interface é feita precisamente para você dizer “sim”. Se você disser “não”, o app do Facebook vai insistir na pergunta:


E você provavelmente tem um número de celular associado à sua conta do Facebook: basta ir em facebook.com/settings?tab=mobile para checar. Para conseguir acesso à sua agenda, a rede social pergunta qual é o seu número, e insiste na pergunta se você não quiser responder:


Se você aceitar, qualquer pessoa pode digitar seu número de celular no campo de busca e encontrar seu perfil. Experimente colocar o número de um amigo seu: ao inserir o último dígito, o Facebook vai mostrar o perfil exato dele:


Isso também funciona para pessoas que não são seus amigos. Se você passou seu celular para alguém na balada, ou mesmo pela internet, essa pessoa pode encontrar seu perfil. Neste fórum, um usuário diz: “dá para encontrar o perfil de uma garota se você tiver o celular dela e ele estiver conectado à conta do Facebook… é ótimo para ver mais fotos de possíveis candidatas”.

Isso é bem assustador, e o pior é que você concordou com tudo isso. Nas configurações de privacidade, há a opção “Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?”. Infelizmente, a opção padrão é “Todos”, em vez de “Amigos”:


Vale notar que ninguém conseguirá descobrir seu número de telefone no seu perfil. É no sentido inverso: se a pessoa tiver seu número, ela conseguirá encontrar seu perfil. Mas dado que números de celular fazem cada vez mais parte da nossa identidade – sendo a única opção de login no WhatsApp e Viber, por exemplo – isso é mais preocupante do que nunca.

Facebook não tem acesso direto a seus contatos do WhatsApp, mas…

A assessoria do Facebook diz ao Gizmodo Brasil que a rede social não tem acesso direto aos seus contatos do WhatsApp, Viber ou qualquer outro app. Esta é a declaração oficial da empresa (grifo nosso):

A lista “Pessoas que você talvez conheça” é elaborada de acordo com amigos em comum, informações de escolaridade ou trabalho, grupos dos quais você faz parte, entre outros fatores. Nós atualizamos constantemente o algoritmo do “Pessoas que você talvez conheça” para fazer com que ele seja mais relevante para as pessoas no Facebook.

Recentemente, fizemos algumas melhorias relacionadas ao “Pessoas que você talvez conheça” que, para alguns usuários, podem ter incluído pessoas que ainda não haviam sido apresentadas como sugestão de amizades. Nós não utilizamos informações de outros aplicativos para indicar amizades no “Pessoas que talvez você conheça”.

Segundo a assessoria, o Facebook não usa informações de outros apps, nem sabe quais apps de terceiros estão instalados no seu celular (ao contrário do Twitter).

Mas, se você deixar que o Facebook acesse sua agenda do celular – o que é terrivelmente simples de se fazer! – você verá sugestões baseadas nos seus contatos. E esses contatos podem incluir gente com quem você fala pelo WhatsApp, Viber e outros.

Eu fiz o teste com a minha conta. Até hoje, nunca havia recebido sugestões de contatos baseadas na minha agenda do celular, porque nunca deixei o Facebook ter acesso a ela. Mas quando abri o Messenger, fui em Configurações e ativei a opção “Contatos sincronizados”, instantaneamente recebi sugestões de amizade diferentes no Facebook. A lista “Pessoas que você talvez conheça” passou a exibir pessoas que estavam na minha agenda… o que inclui meus contatos do WhatsApp.

A assessoria confirma ao Gizmodo Brasil que “os contatos do Messenger podem ser utilizados para sugestão” na lista Pessoas que você talvez conheça.

Como impedir isso

Felizmente, você pode e deve impedir que qualquer pessoa encontre seu perfil usando o número de celular:

Vá até facebook.com/settings?tab=privacy e, na opção “Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?”, clique em “Todos” e selecione “Amigos”.


Se você quiser ser mais drástico, remova do seu perfil o número de celular: vá até facebook.com/settings?tab=mobile e, ao lado do seu número, clique em “Remover” e depois em “Remover telefone”.


A exclusão não é imediata: outras pessoas ainda poderão encontrar seu perfil usando o número de celular, por isso é importante seguir o primeiro passo também.

O que acontece se seu perfil ficar sem um número de celular? Bem, você não receberá notificações via SMS (alguém precisa disso?) e, mais importante, você não poderá ativar a autenticação em dois passos: este recurso impede que outras pessoas acessem seu perfil ao exigir, além da senha, um código enviado ao seu celular. (Você pode adicionar seu número novamente, se quiser.)

E para não receber mais sugestões de amizade baseadas na sua agenda, faça o seguinte:

No celular, abra o Messenger, toque na roda dentada e veja se a opção “Contatos sincronizados” está ativa. Se estiver, toque nela e depois em OK para desativar isso.


No computador, vá em facebook.com/mobile/messenger/contacts; lá estão todos os números de celular sincronizados com a sua conta. Clique no botão “Excluir todos” e, na caixa que aparece, clique em “Excluir todos”.


Você provavelmente terá que esperar algumas horas até que o Facebook apague de vez os números de celular armazenados em sua conta; quando isso acontecer, as recomendações de amigos baseadas em sua agenda vão sumir.

Aproveite também para remover as recomendações baseadas em seus contatos de e-mail: você provavelmente importou contatos do Gmail/Hotmail/Yahoo quando se cadastrou no Facebook, e a rede social guarda essas informações até hoje.

No computador, vá até facebook.com/invite_history.php; você provavelmente verá uma lista quilométrica de contatos do seu e-mail e celular. Na seção “Contatos importados”, clique em “Todos” e depois em “Excluir selecionados”.


(Mais) uma dor de cabeça

Nos últimos tempos, o Facebook parecia se preocupar mais com a questão da privacidade, oferecendo um tutorial para usuários inexperientes e permitindo login “anônimo” em sites e apps. No entanto, a rede social ainda gera preocupações quando se trata de guardar nossos dados.

Manter controle das opções de privacidade no Facebook não é tarefa fácil, e isso pode ter efeitos colaterais inesperados, envolvendo nossa vida em apps – WhatsApp, Viber, Telegram – que às vezes queremos manter bem longe dos nossos feeds. Isso acabou gerando confusão entre usuários:

Torço para que o Facebook seja mais transparente quanto à integração com sua agenda de celular, e que facilite o processo de desfazer isso. Por enquanto, temos aí mais uma dor de cabeça causada pela rede social.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014


A Petrobras vai aumentar à meia-noite de hoje o preço da venda do GLP  (o gás de cozinha) no granel, modalidade de consumo de comércios, indústrias e condomínios residenciais. O percentual de reajuste será em torno de 15%, no Rio de Janeiro, e de 18% em São Paulo.

Os preços internacionais do GLP estão em queda desde setembro e, no mês passado, atingiu um patamar abaixo do preço cobrado pela Petrobras – a média da tonelada de GLP vinda do Golfo do México sai hoje 14% mais barata do que a produzida pela encrencada estatal brasileira.

Com a alta, a distância de preços aumentará ainda mais. O aumento terá impacto na inflação.


Hoje (12), tem início o Festival de Arte e Cultura do Agreste. Na programação oficial consta shows de Forró Pegada Top, Fábio e Nando, Vicente Nery e Gabriel Diniz.

O evento teve sua criação em 1999, pelo então na época Deputado Estadual, João Mendonça Bezerra Jatobá. Hoje atual prefeito do município em seu terceiro mandato.

O Jardim Cultural - Festival de Arte e Cultura do Agreste é uma das festas mais populares do estado. Com apresentações de artistas de nível nacional, estadual, regional e local, além de artesanato e apresentações culturais.

De 1999 até 2003 o Jardim Cultural foi realizado na área de Zootecnia da Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim, hoje IFPE Campus Belo Jardim (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Mas a partir de 2004 a festa começou a ser realizada no Pátio da Feira e Eventos Nivaldo Jatobá, onde é realizada até os dias atuais.

No início, a festa era de quatro dias, começando na quinta-feira e terminando no domingo. No ano de 2009, foi realizada apenas em dois dias, sexta e sábado.
Em 2010 e 2012, o prefeito da época, Marcos Antônio da Silva (Marco Coca-Cola) não realizou o festival.

Algumas atrações que se apresentaram no Jardim Cultural: Paulo Ricardo, Geraldo Azevedo, Leonardo, Gabriel o Pensador, Swing do Pará, Alcione, Mastruz Com Leite, José Augusto, Aviões do Forró, Banda Calypso, Sirano e Sirino, Adilson Ramos, Renato e Seus Blue Caps, Marreta You Planeta, Limão com Mel, Forrozão Tropykalia, Caviar com Rapadura, Chiclete com Banana, Cézar Menotti & Fabiano, Tribo de Jah, entre outras atrações.


Mais de duas mil capas para celular e tablet possivelmente falsificadas foram apreendidas em duas lojas nos shoppings Recife e Rio Mar. na zona sul do Recife. O balanço da operação Recife Mar foi apresentado nesta sexta-feira pela Polícia Civil.

A apreensão foi realizada quinta-feira, em cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão. A polícia chegou até as lojas Mundo do iPhone e nos quiosques Mundo do Galaxy depois de receber denúncias pelo telefone (81) 3184.3782. De acordo com o delegado Germano Cunha, titular da Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial, os produtos com marcas de luxo eram vendidos por preços que variavam entre R$ 70 e R$ 200.

O representante das lojas foi ouvido e liberado. Agora, a polícia aguarda o laudo do Instituto de Criminalística (IC) para confirmar ou não a falsificação, podendo causar o indiciamento do proprietário pelos crimes contra a propriedade industrial e contra a relação de consumo, além de fraude no comércio.

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou, ao CorreioWeb/Diario, que autorizou a realização de um novo concurso público para a Casa. De acordo com o ato 149, da última terça-feira (9), haverá chances de nível superior e médio. Segundo a Diretoria Geral da Câmara, para onde a autorização será encaminhada, ainda não há previsão de lançamento do edital, o documento deverá sair somente após fevereiro do ano que vem.

Os cargos, porém, já foram definidos. Para analista legislativo, com salário inicial de R$ 17.684,43, haverá vagas para técnicos em documentação e informação legislativa, técnico em material e patrimônio, assistente social, e analista de informática legislativa. E para o cargo de técnico legislativo, com remuneração inicial de R$ 11.545,65, a área será de assistência administrativa.

Último concurso

O último concurso da Câmara foi finalizado em agosto deste ano e ofereceu 113 vagas para os cargos de técnico e analista legislativo. Do total de chances, 60 foram para técnico e 53 para analista. O certame registrou 51.789 inscritos – concorrência de, aproximadamente, 458 por chance. A seleção ofertou dois dos salários mais altos do funcionalismo público: R$ 12.286,61 e R$ 25.105,39, para técnico legislativo (agente de polícia legislativa) e analistas (consultor de orçamento e fiscalização financeira e consultor legislativo), respectivamente.

O certame contou com as fases de provas objetivas, discursivas, avaliação de títulos (apenas para nível superior) e prova de aptidão física (somente para candidatos ao cargo de agente de polícia). Todas as etapas foram aplicadas em Brasília/DF. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi a banca organizadora. 


Recife será a primeira cidade brasileira a receber o Car Sharing. Os interessados em locar o veículo devem se cadastrar no Porto Digital.

Entra em operação no próximo dia 15 o sistema de compartilhamento de carros elétricos do Recife, primeira cidade brasileira a receber o Car Sharing. O projeto funcionará em fase de testes por um mês e apenas três veículos movidos a bateria serão colocados nas ruas. Eles poderão ser retirados em três estações localizadas nas ruas do Apolo (no prédio do Porto Digital) e Bione (em frente ao Cesar), ambas no Bairro do Recife, e na Rua do Lima, em Santo Amaro. 

De acordo com a gerente de projetos do Porto Digital, Cidinha Gouveia, na fase inicial foram selecionadas 20 pessoas para compartilhar os carros. “A cada mês vamos permitir que mais 20 pessoas usem o sistema, até que, em março, abriremos para toda a população”, explica. A medida é necessária para que o Porto Digital possa avaliar o sistema e ajustar os detalhes.

Quem quiser utilizar o carro elétrico pela primeira vez, terá que fazer o cadastro pessoalmente no escritório do Porto Digital para receber instruções e assinar um termo de responsabilidade, para eventuais cobranças por danos ou multas. Em seguida, será necessário baixar o aplicativo Porto Leve, dispositivo que vai permitir a retirada do veículo nas estações.

Para usar o carro elétrico será necessário fazer um plano mensal no valor de R$ 30, a ser debitado no cartão de crédito. Além desse valor, o usuário paga uma taxa de R$ 20 por uma corrida de 30 minutos. Caso o motorista ultrapasse esse tempo, será cobrado R$ 0,75 por minuto.

“Se o motorista da reserva optar em oferecer carona para um usuário também cadastrado no sistema, o valor será dividido pelos dois”, explica Gouveia. Segundo ela, o compartilhamento de rota será possível porque, antes da retirada do carro, o usuário informará em qual estação devolverá o automóvel. O próprio sistema, gerenciado pela Serttel, verificará se há outra pessoa interessada na rota.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, ontem, o resultado das questões contestadas no vestibular 2015 da instituição. Na primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) foram anuladas duas questões, a de número 4 de língua portuguesa, e a de número 30 de história. A UPE alegou equívoco de digitação na questão de português. Sobre a de história, a universidade disse que reconheceu o equívoco e por isso decidiu anular o quesito.

Na segunda fase do SSA, três questões tiveram o gabarito alterado, a 22 de matemática, que mudou para letra D; e a 27 de física, que mudou para letra C; e a 43 de sociologia, que mudou para letra E.

Quatro questões também foram anuladas no SSA 2, a de número 33, de espanhol e mais três de história (22, 24 e 25). Sobre a de espanhol, a UPE informou que tanto as alternativas A como D estão corretas. Como não é possível aceitar as duas respostas, foi preciso anular o quesito. Sobre as de história, a instituição usou o mesmo argumento da questão da primeira fase: disse que reconhece o equívoco e por isso decidiu anular.

As quatro questões de história anuladas no processo tinham alternativas idênticas e enunciados semelhantes aos de outro exame.


O Festival MPB divulgou os horários e detalhes dos shows dos artistas e bandas que se apresentam no evento, que ocorre no sábado (13) e domingo.

Estão confirmados nomes como Gilberto Gil, Marisa Monte, Caetano Veloso, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Lenine, Preta Gil, Seu Jorge, Maria Gadú, Banda do Mar (projeto de Marcelo Camelo com Mallu Magalhães e o português Fred Ferreira) e Nação Zumbi.

No primeiro dia, a programação começa às 18h40, com show de Maria Gadú no Palco Recife. O último álbum da artista, Nós, foi lançado em 2013.

Por outro lado, o Festival MPB terminará às 23h30 do domingo, com show de Seu Jorge no Palco Recife. O último trabalho do carioca foi Músicas para churrasco ao vivo, lançado em 2012.

Ficou com vontade de saber os shows que vêm por aí? Fique ligado no Divirta-se

O festival será na Área Externa do Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda) e os bilhetes estão à venda no site Ingresso Rápido. As entradas variam: arena: R$ 320, R$ 160 (meia); arena (um dia): R$ 260, R$ 130 (meia); lounge passaporte: R$ 500; lounge (um dia), R$ 400. Além de estudantes, também paga meia-entrada quem doar uma lata de leite em pó.

Confira a programação por palco:

Sábado (13)

PALCO RECIFE
Abertura dos portões: 17h
18h40 - Maria Gadú
20h50 - Arnaldo Antunes
22h40 - Gilberto Gil e Marisa Monte
00h30 - Nação Zumbi

PALCO OLINDA
18h - Tibério Azul
19h50 - Banda do Mar
22h - Mombojo e Vitor Araújo
23h50 - DJ

Domingo (14)

PALCO RECIFE
Abertura dos portões: 16h
17h40 - Lenine
19h50 - Ana Carolina
21h40 - Caetano Veloso
23h30 - Seu Jorge

PALCO OLINDA
17h - Nega Queiroga
18h50 - Preta Gil
21h - Mamelungos & Vanessa Oliveira
22h50 - DJ


Acontece nesta quinta-feira a abertura da programação do Ciclo Natalino 2014 da Prefeitura do Recife. A festa, organizada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa às 18h30, com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife e do Coral Pró-Criança, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Na ocasião, o prefeito Geraldo Julio inaugura a decoração natalina do bairro. 

A progranação promete uma oportunidade para apreciar as manifestações culturais mais tradicionais. Até o dia seis de janeiro serão realizados shows e apresentações distribuídos nos polos da cidade. São pastoris, bois, cirandas, orquestras, corais, cocos de roda, entre outras atrações. Ao todo serão 14 pólos, entre natal e réveillon: Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Praça do Arsenal, Acaiaca, Pina e os descentralizados em Beberibe, Várzea, Ibura, Macaxeira, Jardim São Paulo, Brasília Teimosa, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição.

No quadro de atrações estão, entre outros nomes, a Orquestra Contemporânea de Olinda, Orquestra Som Brasil, o Pastoril Estrela Brilhante, A Trombonada, a Orquestra do Maestro Adelmo Apolônio, o Pastoril Profano do Velho Xaveco, o Cavalo Marinho de Mestre Batista, os Blocos Líricos "O Bonde" e "Pierrot de São José", além de Lucas e Orquestra de Prazeres. Em alguns polos haverá programação voltada para a criançada com as apresentações iniciando às 16h, como o Sítio Trindade. No dia 19 de dezembro destaque para a Cantata Natalina que será realizada no Paço do Frevo, no Pólo do Arsenal, no Bairro do Recife.

No réveillon, os pólos do Acaiaca, Pina, Morro da Conceição, Lagoa do Araçá e Ibura animarão a passagem de 2014 para 2015 com muita música. Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, Monobloco, Almir Rouche, Maestro Forró, André Rio, Patusco, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Maestro Duda e Nena Queiroga são alguns dos nomes que terão a missão de fazer os recifenses receberem o novo ano com muita festa até as primeiras horas da madrugada do dia 1º de janeiro. No dia 6 de janeiro, a tradicional Queima da Lapinha acontece nos pólos do Pátio de São Pedro e Sítio Trindade que receberão o público com diversos pastoris, orquestra, blocos líricos e reisado.

Decoração - A Avenida Rio Branco, ponto histórico e turístico do Recife, é o endereço da árvore de Natal da cidade. Com 22 metros de altura, ela terá estrutura metálica, toda revestida com placas de policarbonato, nas cores amarelo e branco. Iluminada internamente com LED, o que permite economia de energia, a árvore é composta por chapas de policarbonato aveolar, material leve que garante um belo efeito visual.

A Avenida Rio Branco também contará com iluminações em forma de constelações. Outras novidades foram planejadas para o local, como os parklets, que são pequenas áreas de estar, e um grande tablado para apresentações, ambos produzidos com paletes. Além disso, totens iluminados e pingos de luz estarão montados ao longo da Avenida Marquês de Olinda e em toda extensão da Rua da Moeda. No Marco Zero, quatro grandes elementos cenográficos compostos de ícones em círculos de policarbonato, iluminados internamente, vão reforçar a beleza de um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Já na Praça do Arsenal, fios de luz, com lâmpadas e refugo de policarbonato, irão fechar o círculo das palmeiras permitindo uma iluminação especial nas árvores do entorno da praça.

Seguindo a mesma linha cenográfica, a Rua Bom Jesus também recebe elementos aéreos, cruzando toda a via. No Cais do Apolo, um arranjo de fios de luz, em agrupamentos de três postes, vai decorar e iluminar o local. As pontes do Recife ganharão iluminação cenográfica que serão refletidas nas águas do Capibaribe. O projeto da decoração natalina do Recife é assinado pela design Bete Paes, que teve como foco a sustentabilidade, trabalhando com materiais de grande efeito visual e baixo custo.

Fonte: Diário de Pernambuco


O relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quarta-feira (10) que o valor do salário mínimo previsto para vigorar no ano que vem será arredondado para R$ 790. O estabelecido na proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo era de R$ 788,06. Esse incremento, disse Jucá, terá impacto de cerca de R$ 1,2 bilhão.

"É exatamente para facilitar a vida dos trabalhadores, das empresas e para garantir um ganho real no reajuste", afirmou Jucá. O número exato do salário mínimo de 2015 só será conhecido, no entanto, com um decreto editado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano. O mínimo é calculado a partir de uma forma que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

"Se houver alguma mudança na questão da inflação ou do crescimento, o salário mínimo é o resultado dessa equação. Se houver um número surpresa, o salário (mínimo) poderá ser ajustado até o fim da votação (do Orçamento)", concluiu.


A cerveja deverá ser liberada no futebol pernambucano em 2015.

Até o dia 17 de dezembro o projeto para autorizar a comercialização e o consumo de cerveja nos estádios locais deverá ser votado no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Alepe.

A bebida está vetada nas arquibancadas desde a publicação da lei estadual em 24 de março de 2009, de autoria do deputado Alberto Feitosa.

Dois anos depois do veto – sem uma mudança de fato na violência – foi criado um novo projeto, com uma alteração na redação. De autoria de Antônio Moraes, o projeto de lei ordinária nº 584/2011 visava a liberação apenas da cerveja, excluindo outras bebidas alcoólicas, como vodca, uísque, cachaça etc.

Ou seja, não se pretendia revogar a lei vigente, mas derrogá-la, mudando só um artigo. Contudo, a proposta estava parada desde 22 de maio de 2012.

Após muita discussão, o projeto foi desengavetado e já foi considerado legal pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da casa.

Agora, terá na sequência as comissões de saúde, finanças e esporte. Na assembleia não se espera objeção nessas análises. No entanto, a bancada evangélica deverá ser uma ferrenha opositora.

A articulação está de tal forma que uma cervejaria já mostrou interesse em adquirir o naming rights do Estadual pelos próximos quatro anos. O acordo está condicionado à liberação, como revelou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Em 2009, a Ambev voltou atrás no acordo com a federação justamente por causa da lei. Na ocasião, foi desfeito um contrato de R$ 800 mil.

Não por acaso, o Campeonato Pernambucano de 2015 começou sem um nome patrocinado, como ocorria há quatro anos.


As clínicas e hospitais de Olinda estão inovando cada vez mais e oferecem a musicoterapia aos seus pacientes.

A musicoterapia utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. O ato de humanização ajuda no processo de recuperação dos pacientes, além de tornar o ambiente hospitalar mais agradável.

Artur Johnson, 55, músico desde os 19 anos é o violinista contratado pelo Prevencor, Centro de Cardiologia Diagnóstica e o Hospital Esperança (antigo Prontolinda), e que leva a música aos pacientes e acompanhantes.

Com mais de 36 anos de profissão, Artur é músico da Orquestra Sinfônica e professor do Conservatório Pernambucano de Música. Com seu violino, ele leva duas vezes por semana a melodia a todos que se encontram nas unidades.

Na tarde de ontem, em conversa com o músico, ele falou sobre o seu trabalho nas unidades hospitalares que tiveram início no Hospital Esperança, onde logo após, o diretor do Prevencor, Dr Luiz, conheceu seu trabalho e o convidou para realizar o mesmo trabalho no Centro de Cardiologia Diagnóstica.

Com mais de três anos de serviços prestados no Hospital Esperança e quase um ano no Prevencor, para Johnson, a música é sinônimo de alegria, paz e prazer para todos e a musicoterapia traz alegria e conforto para os pacientes, além de tirar o clima de sofrimento.

Os interessados na musicoterapia ou em músicos para casamento, formatura e demais eventos podem entrar em contato com o Arthur Johnson, que dispõe de violino solo, duo, trio e quarteto, através dos números (81) 3031-2577 / 8865-3928 / 9530-0368 ou pelo E-Mail Johnson.artur@gmail.com

terça-feira, 9 de dezembro de 2014


Pais de alunos que já estão se mexendo para comprar a lista de material escolar dos filhos para o próximo ano letivo, muita atenção! Nem tudo o que o pedido pelas escolas se enquadra como material escolar.

Nesta terça-feira (9), o Procon-PE divulgou uma relação dos itens que podem e dos que não podem ser cobrados pelos colégios. Confira abaixo a lista. Quem se sentir enrolado pode denunciar a escola através do telefone (81) 3181-7000 e em Belo Jardim, através do (81) 3726-8980.

NÃO pode ser cobrado na lista

* Papel ofício
* Fita adesiva
* Pincéis/lápis para quadro branco
* Álcool líquido ou em gel
* Algodão
* Artigos de limpeza ou higiene (desde que não seja de uso individual do aluno)
* cartucho de tinta para impressora
* CD e DVD
* Copo descartável
* Taxa de reprografia
* Agenda escolar específica da escola

PODE ser cobrado na lista

* Lápis grafite
* Lápis de cor
* Lápis hidrocor
* Caneta
* Caderno
* Livro didático, entre outros materiais de uso didático

O Procon-PE também lembra que as instituições de ensino podem cobrar a famosa taxa de material escolar. Acredite: essa prática é legal. Mas há um porém. As escolas devem apresentar a lista de material que vai ser adquirida com a taxa e oferecer aos pais a opção de escolha: adquirir o material através da taxa ou diretamente no fornecedor de sua preferência.


Um dos maiores clássicos da literatura francesa ganhará uma versão cinematográfica. O trailer de O pequeno príncipe foi liberado nesta segunda-feira (8). A estreia da adaptação está prevista para outubro de 2015.

A história será contada como no livro de Antoine de Saint-Exupéry: um piloto cai no deserto do Saara e encontra um príncipe, chegado em um pequeno asteroide, que o ajuda em uma jornada poética e filosófica.

O Pequeno Príncipe será dublado por um elenco formado por Rachel McAdams, Mackenzie Foy, James Franco, Jeff Bridges, Marion Cotillard e Benicio Del Toro.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


Tricolor figura na 36ª posição e fica de fora da competição com critérios atuais.

Com o término do Campeonato Brasileiro, a CBF divulgou, nesta segunda-feira, o seu ranking atualizado de clubes. E, com ele, a confirmação de que o Santa Cruz está fora da Copa do Brasil. Pelo menos, se não houver alteração no regulamento da competição para 2015. Isso porque os corais estão na 36ª posição, e, com isso, não conseguiria a vaga no torneio pelo ranking. As vagas de Pernambuco estão destinadas para Sport (campeão estadual), Náutico (vice) e Salgueiro (3º colocado).

De acordo com o regulamento de 2014, os clubes classificados para a Copa do Brasil seguem os seguintes critérios: seis clubes que disputarem a Copa Libertadores entram já nas oitavas; outros 70 clubes que se classificaram via campeonatos estaduais; as últimas dez vagas são destiandas aos times mais bem colocados no ranking da CBF e que não estiverem nos dois grupos citados anteriormente.

Sendo assim, herdam as vagas na Copa do Brasil pelo ranking: Botafogo, Vitória, Ponte Preta, ABC, Portuguesa, Criciúma, Avaí, Paraná, Bragantino e ASA. Esse último figura na 35ª posição no ranking. Uma acima dos tricolores.

Desde 2013, a CBF mudou o seu ranking e os resultados históricos foram deixados de lado. Apenas os resultados dos últimos cinco anos são computados para definir a posição das equipes e os resultados mais recentes têm peso maior do que os mais antigos. Assim, a pontuação obtida em 2014 tem peso cinco, a de 2013 tem peso quatro e assim sucessivamente.

O Sport é o time mais bem colocado no novo ranking da CBF, na 20ª posição. Em seguida, aparece o Náutico, em 26º. O Salgueiro é o 49º. Bicampeão brasileiro, o Cruzeiro lidera a lista.


Você sabia que existem costumes corriqueiros que são extremamente prejudiciais para a saúde bucal? O cirurgião-dentista Rogério Pavan cita alguns e explica quais as consequências destes hábitos aparentemente inofensivos:

Palitar os dentes - Após as refeições, é muito comum o uso do palito de dente para remover os restos alimentares. Porém, muita gente usa o palito de forma errada e não sabe; é comum as pessoas enfiarem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca, e isso acaba comprimindo a papila gengival, o que predispõe a retração óssea e da gengiva, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes. O palito deve ser usado delicadamente, ele deve ser passado suavemente sobre os tecidos, a fim de remover resíduos superficiais. Limpar entre os dentes é papel do fio dental e não do palito.

Morder tampa de caneta - Aquela mania, aparentemente inofensiva, de morder a tampinha da caneta na aula ou no trabalho, pode levar à erosão dos dentes. As pessoas têm o hábito de morder sempre na mesma região e, com isso, pode ocorrer um desgaste irregular dos dentes. Além disso, a utilização da boca fora do seu contexto normal pode gerar distúrbios articulares, resultando em dores na região do ouvido que, em médio prazo, podem trazer um desequilíbrio para coluna vertebral.

Abrir garrafas com os dentes - Este hábito pode levar à fratura dos dentes. O resultado varia de acordo com o nível do estrago causado no dente, mas vai desde uma simples restauração a um implante dentário.

Roer as unhas - Neste caso, a situação é a mesma que o morder da tampa da caneta; com o agravante de que, devido ao grande acúmulo de resíduos e bactérias embaixo das unhas, o hábito de roer - além de estragar os dentes e as unhas - pode trazer infecções para o organismo.

Tomar café e vinho - Substâncias corantes podem pigmentar a superfície do esmalte dos dentes. O risco aumenta caso eles apresentem alguma irregularidade, pois pequenas partículas podem ficar retidas e se transformar em manchas. Outra situação muito comum ocorre na borda de restaurações de resinas, onde microscopicamente temos um degrau que favorece o surgimento de manchas. É importante salientar que o café é pior, não por sua cor, mas por sua temperatura. O dente sempre reage ao quente e também ao frio, aumentando a camada de dentina que na sua essência é amarelada. Portanto, uma grande quantidade de café e chá, além de bebidas muitos quentes ou muito geladas, deixam os dentes mais amarelados.

Usar água oxigenada ou bicarbonato para clarear os dentes - É comum que muitas pessoas tentem clarear os dentes com métodos caseiros, mas eles podem ser perigosos. Para clarear os dentes, a água oxigenada deve estar em uma concentração muito elevada, por isso ela passa a ser erosiva para os tecidos gengivais, o que pode gerar ulcerações ou mesmo retração gengival. O uso do bicarbonato pode tornar a superfície dos dentes ainda mais rugosa, aumentando a retenção da placa bacteriana. Inicialmente o dente irá clarear, mas com o passar do tempo terá muito mais facilidade de ficar manchado e escuro. Por isso, é melhor não arriscar! Consulte o seu dentista.

Morder alimentos duros - Neste caso, o risco está na fratura. Não é pelo fato de os dentes serem muito resistentes que devemos abusar da sua força mordendo balas duras, gelo ou ossos de galinha, por exemplo. Em muitas situações, os dentes se quebram por ‘apertamento’ ou bruxismo. Morder coisas duras aumenta as chances de perder os dentes precocemente. Nossos dentes são ferramentas maravilhosas que não servem apenas para mastigar ou morder as coisas. O tempo estimado de mastigação fica em torno de duas horas por dia. No restante do tempo, os dentes são os pilares que mantém o espaço adequado para a língua, a fim de proporcionar uma melhor eficiência respiratória. Fraturas ou perdas dentárias podem gerar disfunções importantes. Além disso, existe uma relação muito íntima entre os dentes e a postura da coluna vertebral. Uma simples restauração inadequada ou um dente quebrado pode, em longo prazo, trazer desequilíbrios para todo o corpo.


Com previsão para início das obras no mês de dezembro, a transformação da via em alameda destinada a pedestres e veículos não-motorizados só deve sair no próximo ano.

A transformação definitiva da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, em uma alameda para pedestres e veículos não-motorizados, como as bikes, foi adiada para 2015. O Passeio Rio Branco, iniciativa concebida pela prefeitura, deveria ter sido entregue ao público neste mês de dezembro, conforme foi anunciado em fevereiro passado pela gestão municipal. Mas ainda não há sequer projeto executivo para a via, que permanece interditada para o tráfego de carros.

A justificativa da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, à frente da ideia, é de que “o cronograma para execução do Passeio Rio Branco sofreu ajustes por causa da reprogramação orçamentária realizada neste ano na Prefeitura do Recife”.

A expectativa é de que nos primeiros meses de 2015 seja contratada a empresa que fará o projeto executivo da alameda e a própria obra. Enquanto isso não acontece, a avenida tem sido usada do jeito que dá pela população e pela própria prefeitura, que resolveu, neste ano, deslocar a árvore de Natal da cidade do Cais da Alfândega e instalar na rua.

Os ciclistas que procuram a rua à noite reclamam da iluminação precária e dos buracos no asfalto. A instalação de postes estava entre as mudanças anunciadas para a via, que também deveria ter ganhado quiosques padronizados, bancos públicos, espaços de convivência com a vegetação e nova arborização. O projeto também incluía a restauração das calçadas atuais, o embutimento da fiação elétrica e a estrutura para o comércio, como bares com local apropriado para mesas e cadeiras sem que elas mimpeçam a passagem dos pedestres na área.

Utilização

Sem muita informação a respeito de quando as obras ficarão prontas, os poucos comerciantes da avenida também usam a área como imaginam que vai ser após a intervenção. O gerente de uma das lanchonetes da via (nome preservado) informou que o estabelecimento tem autorização da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) para colocar mesas nas calçadas.

Outro gerente, que também não quis se identificar, disse que “o comentário no Bairro do Recife é de que as obras começam após o Carnaval (de 2015), mas ninguém tem certeza de nada”. O proprietário de um terceiro comércio - esse localizado na Rua da Guia, uma das transversais da Avenida Rio Branco - afirmou não acreditar muito que de fato o projeto saia do papel, comentando que não concorda com a interdição.

“Acho que seria mais lógico deixar essa via livre, já que é uma principal, e fechar as ruas menores, porque está causando muitos engarrafamentos”, comentou o comerciante da área.

Saiba mais

O que previa o projeto anunciado em fevereiro:
Instalação de postes
Quiosques padronizados
Bancos públicos
Espaços de convivência com a vegetação
Nova arborização
Restauração das calçadas
Embutimento da fiação elétrica
Estrutura para o comércio

O que tem em dezembro deste ano na Avenida Rio Branco:
Árvore de Natal do Recife
Iluminações decorativas em forma de constelações
Parklets (pequenas áreas de estar) 
Tablado para apresentações

Com informações do Diário de Pernambuco


Técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se manifestaram pela rejeição das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, do PT e do Comitê da sigla. O material será enviado ao ministro Gilmar Mendes, relator do processo de prestação de contas, que poderá acatar ou não a indicação.

De acordo com os técnicos, 13% das saídas de recursos e 5% das entradas foram irregulares. A íntegra do relatório será enviada a Mendes e também ao procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot.

A partir dos dados dos técnicos, Mendes avaliará se os erros são de maior ou menor gravidade e redigirá um relatório e voto pela aprovação ou rejeição das contas. O material produzido pelo ministro será submetido ao plenário do TSE.

De acordo com advogados ouvidos pela Folha, uma eventual rejeição das contas não impede a diplomação da presidente Dilma Rousseff. Pode, no entanto, servir de base para a abertura de investigações.

Partidos e coligações, até 15 dias após a diplomação, podem enviar representações à Justiça Eleitoral. De acordo com a Lei das Eleições, se a partir da representação forem comprovadas a "captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais", há possibilidade de se negar o diploma ou de cassá-lo, caso o mesmo já houver sido expedido.

Serviços de informática

Funcionários do tribunal também suspeitam de irregularidades na contratação empresa UMTI, de Florianópolis, que recebeu R$ 874.332,25 da campanha petista. A empresa emitiu notas de R$ 41.268 a R$ 160.328 pela locação de computadores e impressoras e prestação de suporte técnico para o comitê de campanha presidencial.

O CNPJ da empresa está ativo desde 2003, mas ela só obteve autorização da Prefeitura de Florianópolis -um dos locais onde declara estar instalada- para emitir notas fiscais no início de setembro deste ano, já em plena campanha eleitoral. 

Fonte: Folha de São Paulo


Pernambucana é a 1ª mulher da história do Brasil a subir ao pódio em mundiais femininos.

A recifense Etiene Medeiros fez história. Aos 23 anos, a pernambucana foi a primeira brasileira da história a conquistar uma medalha para o Brasil em Campeonatos Mundiais. E ela ainda ficou justamente no lugar mais alto do pódio. Etiene venceu a prova dos 50m costas, no início da tarde deste domingo, e ficou com a medalha de ouro da competição disputada em Doha, no Catar. De quebra, a maior nadadora brasileira da atualidade ainda quebrou o recorde mundial com o tempo de 25s67.

O recorde anterior da prova pertencia à croata Sanja Jovanovic, que em 2009 havbia feito o tempo de 25s70. Etiene já havia conquistado a medalha de bronze na competição, porém em provas de revezamentos mistos (com equipes incluindo homens e mulheres).

"Não sei nem o que falar. É muito esforço para estar aqui. Eu estava muito nervosa. As pessoas criam expectativa, e você tem que aprender a lidar com a pressão. Acho que tenho muito a agradecer a todo mundo. Minha família está toda aqui na arquibancada", disse a pernambucana em entrevista ao canal de televisão fechada SporTV.

Fonte: SuperEsportes

sábado, 6 de dezembro de 2014

Imagem divulgada por Geraldo Lima Jr, pai de uma das crianças.

Crianças que estavam hospedadas com os pais no hotel Enotel Acquaclub, em Porto de Galinhas, ficaram com os pés infectados após brincarem em um parquinho ao lado do restaurante do estabelecimento. A chefia de vigilância sanitária de Ipojuca visitará o local na segunda-feira para tentar confirmar as causas da infecção.

Nove crianças apresentaram sinais de infecção na pele. Elas faziam parte de um mesmo grupo de 16 hóspedes. Os pais formalizaram a denúncia na diretoria de Vigilância em Saúde de Ipojuca. Uma das mães ameaçou processar o enotel.

Leia trecho de texto postado no Facebook por Geraldo Lima Júnior, pai de uma das crianças:

O Enotel presenteou a garotada com uma enxurrada de germe de gato (lá alguns gatos vira-lata passeiam tranquilamente pela área externa). Cerca de oito crianças, entre elas a nossa Sofia, ganharam de brinde “larva migrans cutânea” nos pés, cuja infestação ocorre após contato com solo contaminado com as fezes de cães ou de gatos.
O solo contaminado, muito provavelmente, era o do parquinho ao lado do restaurante. Lá, todas as noites, os pirralhos brincaram juntos na areia e brinquedos do parque.

Fonte: Diário de Pernambuco


A Infraero conclui neste sábado (6), os serviços de revitalização da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE). Com o fim das obras, as operações de pousos e decolagens no período entre 0h e 7h, que haviam sido interrompidas para a realização dos trabalhos, foram liberadas.

As intervenções, que receberam investimentos da ordem de R$ 8 milhões, garantem as boas condições operacionais da pista, assim como a segurança dos procedimentos de pousos e decolagens realizados no terminal recifense.

A pista de pousos e decolagens do Guararapes tem 3.007 metros de extensão e 45 metros de diâmetro. Entre janeiro e outubro de 2014, o aeroporto recebeu 62.292 movimentações de aeronaves.

“A revitalização da pista garante a excelência e segurança das movimentações de aeronaves no Guararapes, proporcionando mais tranquilidade para os passageiros que utilizam o aeroporto”, pontuou o superintendente do aeroporto, Alexandre Oliveira.

Fonte: Diário de Pernambuco


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) lançará, na próxima semana, edital de processo seletivo para alunos de cinco Centros Tecnológicos do Estado. Serão oferecidas 345 vagas em nove cursos técnicos de nível médio. As inscrições estarão abertas no período de 9 deste mês a 7 de janeiro de 2015 e deverão ser feitas presencialmente no Prédio de cada Centro Tecnológico (exceto sábados, domingos e feriados).

O valor da taxa de inscrição será de R$ 20,00 e ela deverá ser paga em casas lotéricas ou quaisquer agências bancárias, preferencialmente do Banco Santander, até o dia 9 de janeiro, por meio de boleto que será disponibilizado via e-mail do candidato informado no ato da inscrição.

As áreas das vagas são: Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), em Olinda; Química e Modelagem do Vestuário, no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; Alimentos, no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios); Zootecnia, Desenho em Construção Civil e Administração, no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada; e Química e Eletroeletrônica, no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina. O edital estará disponível no site do Itep (www.itep.br), a partir do dia 9 deste mês.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, constituída de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame será aplicado no dia 18 de janeiro. A prova terá questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Do total de vagas oferecidas, 75% das vagas de cada CT deverão ser ocupadas exclusivamente por alunos oriundos de escolas públicas.

Para ocupar a vaga, o candidato deverá estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído a 3ª série do Ensino Médio, para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, organizados na forma concomitante ou subsequente, respectivamente. O resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro e o prazo de matrícula vai de 19 a 25 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 9 de março.

Endereço e horário de atendimento dos Centros Tecnológicos para realização da inscrição:

- Centro Tecnológico de Cultura Digital: localizado à Av. Jardim Brasília, s/n, Bloco F, Bairro Peixinhos, Olinda. fone: (81) 3183.5535, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 20h30.

- Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste: localizado à Av. Bom Pastor, s/n, Bairro Mundaú, Garanhuns. fone: (87) 3762.2639, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- Centro Tecnológico do Agreste: localizado à Av. Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco, Caruaru. fone: (81) 3701.1108, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 20h30.

- Centro Tecnológico do Araripe: localizado à Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Bairro Vila Santa Isabel, Araripina. Fone: (87) 3873.8377, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 20h30.

- Centro Tecnológico do Pajeú: Localizado à Avenida Custódio Conrado, nº 600, Bairro AABB, Serra Talhada. fone: (87)3831.9303, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 19h às 20h30.


A CBF divulgou nesta sexta-feira a tabela detalhada da Copa do Nordeste. Agora, as equipes sabem a ordem e os horários dos seus jogos, até então se conheciam apenas os componentes dos grupos. O Sport, atual campeão da competição, estreia em 4 de fevereiro, fora de casa, no Castelão, diante do Sampaio Corrêa. Colocados na mesma chave, os outros dois pernambucanos na competição, Náutico e Salgueiro estreiam se enfrentando, em 5 de fevereiro, na Arena Pernambuco. Confira aqui a tabela completa do torneio.

Jogos dos clubes pernambucanos

SPORT

1ª rodada

04/02 - Sampaio Corrêa x Sport

2ª rodada

10/02 - Sport x Coruripe

3ª rodada

19/02 - Sport x Socorrense

4ª rodada

04/03 - Socorrense x Sport

5ª rodada

11/03 - Coruripe x Sport

6ª rodada

18/03 - Sport x Sampaio Corrêa

NÁUTICO e SALGUEIRO

1ª rodada

05/02 - Náutico x Salgueiro

2ª rodada

11/02 - Salgueiro x Piauí
11/02 - Moto Club x Náutico

3ª rodada

18/02 - Salgueiro x Moto Club
18/02 - Piauí x Náutico

4ª rodada

05/03 - Náutico x Piauí
05/03 - Moto Club x Salgueiro

5ª rodada

11/03 - Piuaí x Salgueiro
12/03 - Náutico x Moto Club

6ª rodada

18/03 - Salgueiro x Náutico

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Ontem saiu a Programação Oficial do Festival Jardim Cultural 2014. Para mais informações, curta a página do evento no Facebook: Festival Jardim Cultural

terça-feira, 2 de dezembro de 2014


Os últimos três espécimes de arara azul do Parque Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. Dois animais foram encontrados mortos em sua jaula na manhã de domingo, onde bo sábado já havia sido registrada outra morte. Todas as aves eram fêmeas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pela assessoria de imprensa do Parque.

A causa das mortes ainda será apontada por um laudo da equipe do próprio zoológico. Os exames estão sendo realizados em diversos laboratórios, inclusive de fora do estado. O resultado da análise será revelado dentro de 15 dias, para que possam ser tomadas providências necessárias. O movimento Por um Novo Parque Dois Irmãos publicou uma nota em sua página oficial no facebook lamentando o caso. De acordo com o grupo,o plantel inicial de araras-azuis no zoológico era de nove animais e, quando uma espécie corre o risco de extinção, "cada exemplar é uma peça preciosa".

Confira, na íntegra, a nota do movimento:

O TRISTE FIM DO "AZUL" NO PARQUE DOIS IRMÃOS

O Movimento Por um Novo Parque Dois Irmãos recebeu a lamentável notícia de que as últimas araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) do zoológico foram encontradas mortas no recinto na manhã deste domingo (30/11/2014). Muito provavelmente, quando o Parque abrir na próxima terça-feira, haverá uma placa de "Recinto em Manutenção" no local onde outrora estavam estas aves carismáticas e de beleza inigualável. Um plantel de araras-azuis que era de 9 animais no passado foi reduzido a 0 atualmente. Fato que deveria entristecer e doer em cada um de nós, pois a arara-azul-grande, além de ser o maior psitaciforme existente, é também uma espécie ameaçada cuja população está declinando em boa parte de seu habitat natural (Machado et al., 2005; BirdLife International, 2014). Desta forma, cada indivíduo é uma peça importante na sua conservação. Será que tal percepção ou senso de responsabilidade com relação a esta e outras espécies existe no Parque Dois Irmãos? Ou como mais este acontecimento nos mostra, o que importa é exibir animais para bel-prazer e diversão e distanciar-se cada vez mais da concepção moderna de zoológicos do século XXI?

Continuamos a contar com seu apoio e ajuda para divulgar a página e receber denúncias. Entre em contato conosco através do Facebook ou pelo e-mail mudadoisirmaos@gmail.com

Fonte: Diário de Pernambuco